quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Organização pedagógica do ensino da capoeira na escola.


                   Para que a aula seja devidamente elaborada é necessário que se tenha uma enorme criatividade, pois para trabalhar com crianças os materiais pedagógicos fazem toda a diferença esses devem ser de diferentes formas e tamanho, coloridos, pois fará com que se chame mais atenção das crianças as brincadeiras lúdicas também são muito importantes neste processo de ensino/aprendizagem para que elas possam aprender de forma prazerosa. A capoeira como todas as artes marciais é jogada em dupla, e alem da dupla precisa-se de um grupo grande de capoeiristas que cante toque os instrumentos berimbau, atabaque, agogô e batam palmas. A capoeira é uma arte que é necessário socialização, interação entre todos do grupo. Sendo assim é preciso que haja respeito mutuo entre todos tanto respeito às regras quanto respeito aos colegas respeito as tradições da capoeira, os mais velhos também são muito respeitados pelo fato da hierarquia e sendo mais velho possuem mais sabedoria e experiência do que os outros. (Sodré 2002, apud Silva, Heine).
                   A roda deve ser um momento de cooperação e de ajuda entre todos um trabalho de equipe precisa-se que todos batam palmas, cantem, respondam ao coro e joguem mais tem aqueles que só querem jogar todo tempo e na roda são chamados de fominha, para que isso não aconteça é preciso que se tenha consciência quando entram novos alunos que estão inibidos o ideal é que uma pessoa com mais tempo no grupo incentive a pessoa a entrar e jogar criando assim um ambiente saudável e de camaradagem (Silva, Heine p. 61 2008).

             
     A roda de capoeira foi criada da necessidade de liberdade de um povo resistente sendo assim é terminantemente proibido que se oprima qualquer pessoa na roda com chutes e golpes ou quaisquer outros meios de violência porque o principio da capoeira é Luta da Liberdade. A utilização de materiais pedagógicos específicos da cultura afro-brasileira são muito importantes para o ensino da capoeira, podemos chamar de materiais pedagógicos todos aqueles que usamos e que não são o próprio corpo do capoeirista como, por exemplo: o berimbau, o reco-reco, o atabaque, agogô e o pandeiro são objetos musicais específicos da capoeira bolas, cadeiras, arcos, cordas os bastões de maculelê e muitos outros podem ser chamados de materiais pedagógicos (Silva, Heine p. 67 2008).

Fontes:
SILVA, Gladson de Oliveira, VINICIUS, Heine. Capoeira um instrumento psicomotor para a cidadania. São Paulo. Ed. Phorte, 2008.