sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Comunicação virtual na escola.






Os emotions exitem a mais de 3 décadas, somente nas redes sociais que ganharam mais destaque na facilidade de encurtar conversas. Nas conversas virtuais, que podem limitar a expressividade face a face, os emotions são bastante utilizados para diminuir esse fator. Assim também acontece com o envio de sons e imagens, entre outros.
Na rede virtual temos várias formas de linguagem e interação digitais tais como:

a)No mundo virtual é possível criar nicknames ou frases que expressem o seu estado de ânimo

b) com a velocidade na escrita e para que a mensagem chegue com mais velocidade a informalidade prevalece.

c) Letras maiúsculas simbolizam gritos, ecos (DiegOOOOOO, CADÊ VOCÊ!!!)
d) Transcrição da forma fonética (naum, entaum)
e) Mistura de vocabulários estrangeiros na conversa ( "estou indo para my house").

Os programas de mensagens instantâneas, que possibilita saber se seu contato cadastrado em sua lista particular está online ou não, estão cada vez mais aprimorados com ferramentas que podem mandar mais que mensagens de textos, mas também realizar videoconferência, trocas de arquivos e até realizar chamadas telefônicas.
Com tantas novidades no mundo virtual as pessoas

A cada dia que passa a linguagem utilizada na internet contendo gírias, símbolos e imagens tem se tornado um problema enfrentado pelos professores na fase escolar, já que muitas crianças, adolescentes e adultos tem acesso as redes sociais.

Muitas vezes sem perceber os alunos misturam a forma escrita na internet com a utilizada em sala de aula. Esta atitude pode acarretar em muitos problemas. O hábito de escrever está se perdendo, pois a linguagem utilizado na internet é quase em tempo integral.

Outra ferramenta usada e que não contribuem para uma boa escrita é o corretor ortográfico que vem instalado em alguns navegadores de internet e no word, que em um clique é possível corrigir todo um texto sem deixar a pessoa pesquisar para ver se a palavra está certa ou qual o erro na formação da frase.