Hoje vivemos em um mundo onde a era tecnológica vem invadindo nossas casas, escolas, praças, academias e muitas outras áreas. Os aparatos tecnológicos estão evoluindo em tal velocidade que chegará o momento que não será possível acompanhar sem perder nenhum detalhe, como podemos ver na produção de aparelhos celulares que a cada momento e lançado um modelo com funções especiais, superando a concorrência e até os próprios modelos produzidos.


Ai entra o professor como mediador nessa comunicação de informações e o receptor, pois ele tem o papel de transmitir os saberes das informações recebidas de cada dispositivo ao aluno. E ainda pode acontecer uma dupla mediação onde o professor também pode aprender com o aluno sobre as novas tecnologias que surgem.
O celular é o dispositivo mais usado nos dias atuais, muitos carregam aplicativos com várias funções. Muitos auxiliam na comunicação rápida como whatsaap, outros contem jogos educativos e buscadores de textos na internet. Com essa facilidade os celulares estão invadindo as escolas isso pode trazer problemas para a sala de aula onde o aluno deixar de pensar para procurar respostas rapidamente na internet e pode auxiliar pela grande quantidade de informações que se tem.
Cabe agora ao professor saber conduzir e limitar as possibilidades desse facilitador. Em algumas escolar já existe projetos que contam com um computador para cada aluno (PROUCA), que também tem a intenção de fazer a inclusão de alunos no meio tecnológico.
Texto base:
TOSCHI, Mirza Seabra. CMDI – Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor: elemento novo nos processos educativos. In: LIBÂNEO, José Carlos e SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (orgs.). Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, Editora da PUC-Goiás, 2011.